Uma cápsula de raio-x contendo césio-137 foi encontrada na tarde desta terça-feira (22) em um ferro-velho no bairro São Luiz II, na cidade de Arapiraca, Agreste alagoano. A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade. O material é uma substância radioativa altamente perigosa para a saúde e foi apreendido.
O coordenador da vigilância sanitária, Edilson Melo, explicou que a cápsula estava fechada e, o que não oferece nenhum perigo, mas caso tivesse sido aberta, poderia ter contaminado pessoas e colocado em risco à comunidade.
Há 32 anos, um acidente com o césio 137 foi registrado em Goiânia. Considerado o maior acidente radiológico do mundo, onde centenas de pessoas morreram contaminadas pelo material e outras tantas ficaram com sequelas irreversíveis. A cápsula foi encontrada por catadores, que abriram o equipamento e encantados com o pó azul propagaram a contaminação.
Se identificada, a empresa que realizou o descarte irregular poderá responder criminalmente por colocar a população em risco. A denúncia anônima realizada em Arapiraca evitou uma tragédia. A vigilância sanitária do município pede que quem tiver informações ou denúncias para o órgão deve ligar para o telefone 3530-3302, das 8h às 14h.