O alagoano Hermeto Pascoal, 82 anos, foi o único artista brasileiro premiado em categorias gerais do 19º Grammy Latino que aconteceu na cidade de Las Vegas, Estados Unidos.
Nas redes sociais, Hermeto comemorou dizendo: “Hermeto Pascoal & Big Band acabam de ganhar o @latingrammys de melhor álbum de Jazz Latino! Viva a Música
Na cerimônia de entrega dos prêmios realizada ontem, 15 de novembro, no MGM Grand Garden, em Las Vegas (EUA), a Academia Latina de Gravação mais uma vez minimizou a produção fonográfica do Brasil nas categorias realmente importantes.
Nem as conexões de Anitta com astros do mercado musical de língua hispânica – foco primordial do Grammy Latino – fizeram com que a artista brasileira levasse o prêmio de Melhor canção urbana pela gravação de Downtown (José Balvin, Alejandro Ramírez, Justin Quiles, Anitta, 2017). Ou se sagrasse vencedora na categoria Melhor fusão / Interpretação urbana pela gravação de Sua cara (Anitta, Thomas Pentz, Boaz Beatz, Pablo Bispo, Jefferson Jr., Arthur Marques, Umberto Tavares, Rashid Badloe, Giordano Ashruf, Rodrigo Antunes e Shareef Badloe, 2017).
Chico Buarque tinha cacife para levar o prêmio de Álbum do ano por Caravanas (2017), mas perdeu para Luis Miguel, laureado pelo álbum ¡México por siempre! (2017), bem mais ao gosto dos eleitores da academia.
Isolados do mercado latino pela barreira da língua portuguesa, os artistas brasileiros tiveram que se contentar – mais uma vez – com os prêmios das categorias dedicadas exclusivamente à produção fonográfica nacional.
O que já era previsível. Tanto que, em 19 edições do Grammy Latino, somente um cantor brasileiro foi premiado com o troféu de Álbum do ano ou de Música do ano. No caso, Ivan Lins com o disco Cantando histórias (2004), eleito o Álbum do ano na edição de 2005.
Por isso, Chico Buarque nem se deu ao trabalho de ir à premiação. Se Anitta foi e atuou como uma das apresentadoras da cerimônia, é porque a artista investe na consolidação da imagem nesse mercado de língua hispânica.
A marca Grammy é indiscutivelmente forte e ainda ecoa em todo o universo pop. Mas, por mais força que a marca tenha, uma vitória no Grammy Latino nas categorias exclusivamente brasileiras serve somente para inflar os egos dos vencedores, jamais alternando o status de um artista no mercado.