O mundo vem passando por um momento delicado por conta da pandemia do novo coronavírus.
Como se isso não bastasse, em muitas localidades o índice de casos violentos permanece o mesmo, ou tem crescido, apesar da proibição de aglomerações e da recomendação de se manter o isolamento social.
De acordo com os dados colhidos por nossa redação junto a Polícia Civil, no município de Penedo, situado no Baixo São Francisco alagoano, por exemplo, o número de crimes violentos letais intencionais, os homicídios, no primeiro semestre de 2020, é o mesmo registrado em igual do período do ano anterior.
De janeiro a junho de 2019 e 2020, doze pessoas foram assassinadas na cidade ribeirinha.
Vale destacar que em março, mês em que a pandemia do novo coronavírus ganhou força no Brasil, foi quando Penedo e outras cidades também começaram a aplicar medidas de fechamento de comércio e isolamento social. Nesse mês, com base nas informações da Polícia Civil, não houve homicídios em Penedo, assim como no mesmo período do ano anterior.
Para o delegado Gustavo Xavier, titular da Delegacia Regional de Penedo, ainda é cedo para se definir com exatidão as motivações para a prática desses homicídios em Penedo nesse momento de pandemia, mas as investigações apontam para a hipótese relacionada a disputa por poder entre grupos criminosos rivais, na grande maioria dos casos.
“O que temos notado é que esses assassinatos estão relacionados a disputas de poder, envolvendo execuções previamente planejadas e não conflitos cotidianos e ocasionais, como os decorrentes de briga em bar, por exemplo. O que nós podemos garantir é que estamos trabalhando e vamos pegar quem insiste em viver às margens da lei”, explicou.