As cidades de Palmeira dos Índios, Belém e Arapiraca são alvo de uma grande operação deflagrada na manhã desta quarta-feira, 6, que visa cumprir cerca de 50 mandados de busca e apreensão e 21 mandados de prisão, referentes à crimes de tráfico de drogas, homicídios, entre outros.A operação denominada “Xanduca”pelo fato de parte das ações criminosas da organização se concentrarem em uma área indígena de Palmeira dos Indios.
A ação envolve as Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal. 13 pessoas já teriam sido conduzidas até a 5ª Delegacia Regional de Palmeira dos Índios e estariam sendo ouvidas. Os delegados Alexandre Leite, titular da unidade, e Gustavo Henrique são os responsáveis pela operação.
Ainda segundo informações, cerca de 40 viaturas e mais de 100 policiais estiveram envolvidos na operação para dar cumprimento aos mandados. A reportagem do detalhedanoticia.com.br acompanhou de perto mais esta ação e acabou constatando que mais de dez pessoas acabaram sendo detidas.
As investigações foram realizadas de forma conjunta pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, Delegacia de Narcóticos (Denarc) e 10º Batalhão da Polícia Militar. Além disso, a operação contou com a importante participação da população que realizou denúncias por meio do Disque Denuncia 181.
Foram expedidos 50 mandados de busca e apreensão e 21 de prisão, que foram cumpridos em Palmeira dos Índios, Arapiraca, Belém e São Miguel dos Campos. Os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital com base no trabalho técnico realizado que detectou a participação dos alvos nas ações criminosas.
Foram presos Kátia Maria Pinto de Oliveira, Raiane Pinto de Oliveira, conhecida como “Ray”, Maria José Feitosa, a “Leninha”, Ivoneide Alves Cavalcante, Antônio Viana da Silva, o “Tonho”, Daniel Barros Araújo, conhecido como “Có”, Joice Mônica da Silva, Eduarda Priscila Teixeira da Silva, Cícero da Silva, conhecido como “Coroa de Belém”.
Também foram presos Jonatha da Silva Leite, e os indivíduos identificados como “Galeguinho”, “Vavá”, “Lucas”, Rafinha e “Bicudo”.
Os presos foram encaminhados para a Delegacia Regional de Palmeira dos Índios, onde foram autuados pelos crimes.
Participaram da operação equipes do 3º, 7º e 10º Batalhão da Polícia Militar, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Radiopatrulha, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Companhia de Operações Especiais (Copes), além de equipes do 5º Delegacia Regional de Policia de Palmeira dos , Delegacia de São Miguel dos Campos e Grupamento Aéreo.