Após quatro meses de investigação, realizada pela equipe de policiais civis da Delegacia do 62º Distrito Policial de Craíbas, coordenada pelo delegado regional de Arapiraca, Thiago Prado Oliveira Silveira, foi concluído nesta terça-feira (29) o inquérito que investigava o crime de homicídio qualificado, que teve como vítima Tiago Simplício de Sousa, 30 anos.
Tiago foi assassinado com vários tiros na tarde do dia 30 de janeiro de 2018, no Sítio Lagoa Torta, em frente à Cidade de Maria, zona rural do município de Craíbas, ocasião em que a vítima conduzia uma motocicleta transportando na garupa o seu irmão, quando foram perseguidos pelos criminosos que ceifaram sua vida, enquanto seu irmão conseguiu correr e saiu ileso da emboscada.
A motivação do crime teve origem a partir de uma dívida que a vítima contraíra com os irmãos Luciano Cerqueira da Silva, conhecido como ‘Galego’; Cristiano Siqueira da Silva, chamado de ‘Pretinho’; e Talvane Cerqueira da Silva, conhecido popularmente como ‘Galeguinho do CD’, os quais possuem extensa ficha criminal e já respondem por outros crimes.
Em razão da dívida, Luciano mandou que seus irmãos Talvane e Cristiano executassem a vítima, uma vez que a mesma não tinha condições de pagar a quantia exigida por eles. Sendo assim, Luciano foi indiciado como autor intelectual e seus referidos irmãos como autores materiais.
Luciano foi preso no dia 06 de fevereiro de 2018 pela Polícia Civil, através das equipes da 4ªDRP e do 62ºDP, sob o comando do delegado Thiago Prado, durante operação no Morro dos Macacos, no Distrito de Folha Miúda, Craíbas, o qual responde também por outro crime de homicídio cometido no município de Batalha/AL e pela prática de tráfico de drogas.
Os executores Cristiano e Talvane continuam foragidos desde o cometimento do crime, uma vez que o delegado Thiago Prado representou, durante a investigação criminal, pelas prisões de todos os envolvidos no homicídio de Tiago Simplício, cujo processo tramita na 8ª Vara Criminal da Comarca de Arapiraca.
O inquérito policial foi concluído e remetido ao Poder Judiciário na data de hoje a fim de que os três irmãos Luciano, Cristiano e Talvane sejam processados e julgados, pois, em caso de condenação, os mesmos podem pegar uma pena de até trinta anos de reclusão.
O delegado pede ajuda à população para que denuncie a localização dos foragidos Cristiano e Talvane, ressaltando que todas as denúncias serão averiguadas minuciosamente pela Polícia Civil e podem ser feitas através do Disque Denúncia, pelo 181. A identidade de denunciante será mantida em sigilo.
Relembre-
O crime ocorreu em Um homem identificado como Thiago Simplício de Souza, 30 anos, foi morto a tiros nesta terça-feira (30) no município de Craíbas, localizado na Região Metropolitana do Agreste alagoano.
A vítima havia saído de Craíbas e tinha ido ao Distrito de Folha Miúda. No retorno da viagem, ele sofreu a emboscada.
Thiago Simplício tinha passagem pela polícia e estava foragido em 2008, quando foi capturado por policiais militares do 3º BPM, comercializando frutas na Feira do Peixe, em Arapiraca.
Thiago estava com um cunhado em uma moto Honda Pop de cor preta e placa NMM 9336 Arapiraca-AL. De acordo com relato de populares, o autor do homicídio teria mandado os dois homens parar a moto nas imediações da Cidade de Maria, local onde são realizadas encenações durante a Semana Santa.
Os tiros foram disparados logo depois da dupla descer da moto. Thiago ainda tentou escapar, correndo para dentro de uma fazenda próxima, local onde faleceu.
Desesperada, a mãe de Thiago chorou ao ver o filho morto. “Ô meu Deus, eu disse a ele pra não ir, não tomou meus conselhos”, dizia a senhora, aos prantos.
O cunhado da vítima do homicídio teve melhor sorte e sobreviveu.
A Polícia Militar foi acionada e está no local do homicídio, aguardando a chegada de peritos do IC e equipe do IML.