Foi encontrado morto, na manhã deste sábado, 08, o vereador por Maceió e candidato ao cargo de deputado estadual, Silvânio Barbosa (MDB). O corpo do vereador estava despido, na cama, com um travesseiro na cabeça e apresentava várias perfurações de arma branca, na região das costas.
A morte foi confirmada pela Assessoria da Câmara de Vereadores de Maceió e pela supervisão do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), mas ainda são escassas as informações sobre autoria e motivação do crime.
O corpo de Silvânio Barbosa foi encontrado pelo assessor do parlamentar, dentro do apartamento da vítima, no condomínio Central Park, localizado no bairro Benedito Bentes, em Maceió. Ele teria estranhado que o vereador não respondia aos contatos telefônicos, o assessor tinha a chave do apartamento e quando abriu a porta encontrou o corpo do parlamentar.
“Recebemos o chamado do assessor do vereador, que disse que não conseguia contato com ele há dois dias, o que não era comum. Ele tinha uma chave e entrou, e viu o vereador morto. Chegamos aqui e o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] constatou a morte”, disse o sub-tenente Heleno, supervisor do 5° Batalhão da PM.
Não se sabe ainda se ele foi morto nesta madrugada ou há mais dias. Os vizinhos disseram que não o viam desde a última quinta. “A última vez que o vi foi há dois dias, por volta das 9h15. Ele estava bem, feliz conversando. O apartamento dele também era bem movimentado, principalmente aos finais de semana”, relata o vizinho Jefferson Marinho Viana, fiscal da Vigilância Sanitária.
De acordo com informações da polícia, pelas condições que o corpo estava, o vereador foi morto há mais de 24 horas, o local do crime não apresentava sinais de roubo, mas estava revirado e havia sangue espalhado pela casa.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) já designou osdelegados Fábio Costa e Eduardo Neto, da Delegacia de Homicídios e da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) para investigar o caso.
O corpo de Silvânio Barbosa será periciado pelo Instituto de Criminalística (IC), que foi acionado ao local para a realização dos procedimentos necessários.
NOTA OFICIAL DA SSP
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) confirma a morte do vereador por Maceió Silvanio Barbosa. O corpo foi encontrado com sinais de violência dentro do apartamento da vítima, localizado no Benedito Bentes, por militares do 5º Batalhão da Polícia Militar, na manhã deste sábado (08).
Os policiais também constataram que o veículo da vítima foi roubado. A polícia já está realizando buscas para localizar o veículo.
O local foi isolado para que o Instituto de Criminalística (IC) realize os procedimentos cabíveis.
O Delegado-Geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, designou os delegados Fábio Costa, da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) e o delegado Eduardo Mero, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), para investigarem o caso.
Toda a Segurança Pública lamenta o ocorrido e não poupará esforços para elucidar o caso.
Sobre o parlamentar
Silvânio Barbosa é natural de Anadia (AL), se destacou na política ao ser vice-presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (Uesa), mas ganhou maior destaque ao assumir o papel de lider comunitário do Bairro Benedito Bentes, em 1997. Foi eleito vereador por Maceió em 2012, com mais de dez mil votos.
Silvânio Barbosa era graduado em História, e trabalhou como professor dos ensinos fundamental e médio. Sempre atuante na câmara, ele tratava de assuntos como saúde pública, educação, moradia e transportes. Em 2016, foi reeleito com mais de 7 mil votos.
Antes de exercer o cargo de vereador, ele foi diretor de projetos da Guarda Municipal de Maceió e diretor de Assistência Técnica e Irrigação do Estado. E também atuou por dois mandados como conselheiro Tutelar de Maceió.