O procurador do Tribunal de Contas, de Alagoas, José Valdez Lima e Silva, 59 anos, foi preso na tarde de ontem, sábado (29), após causar um acidente e ser flagrado dirigindo embriagado, no bairro Pajuçara, em Maceió. Durante a prisão, José Valdez se recusou a fazer o teste do bafômetro e tentou intimidar os policiais.
José Valdez dirigia um veículo modelo Sentra, de cor preta, que invadiu a calçada e derrubou um poste. Ele estava sozinho no veículo e não sofreu nenhum ferimento. Segundo o procurador, o acidente ocorreu no momento em que ele estava voltando de uma confraternização no bairro Farol.
“Eu vinha do Farol e fui trancado por outro veículo. Eu fiz o que pude fazer para não bater em ninguém. Eu estava em uma confraternização com amigos e isso não significa que eu seja um alcoólatra por causa de um copo de cerveja”, disse.
Após receber voz de prisão, José Valdez foi levado para a Central de Flagrantes I. Em um vídeo gravado por policiais, ele diz aos agentes que participaram da ocorrência que é procurador, e que eles deveriam “se ligar”.
“Eu sou procurador do estado. Você tá me maltratando. Me aguardem. Nunca esqueça isso. Valdez, procurador do estado, viu? Se ligue. E você, eu cuido da aposentadoria de todos vocês, com muito amor. Nunca faltei a vocês com recursos. Não é justo o que vocês estão fazendo, tá bom? (…). Me aguarde, viu. (…) Você pode ser general, militar pra me dar um tiro. Eu uso os livros, oh, das palavras e da caneta”, disse.
Além da intimidação, os militares afirmam que foram ameaçados e sofreram tentativa de suborno. “Ele tentou subornar os agentes com dinheiro, ele veio nos ameaçar, intimidar. Nós não aceitamos isso”, disse um agente que prefere não ser identificado.
A assessoria de comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas lamenta o ocorrido, mas disse que o expediente de Valdez é de segunda à sexta e que após sair do trabalho é um cidadão comum. Ele também usava carro particular e não estava a serviço do TCE.
https://www.youtube.com/watch?v=ujkFuuo5gcM